segunda-feira, 21 de abril de 2014

TRANSPORTE PÚBLICO DE LISBOA EM DETALHES...

O transporte público aqui é exemplar por utilizar vários modais diferentes mas todos interligados.

Isto, aliado a qualidade do serviço de cada um deles, incentiva uma grande parte da população a utilizá-lo, refletindo diretamente na qualidade do trânsito em toda a área urbana.

Os meios principais são: O metro com 4 linhas, os autocarros( ônibus ) que cobrem toda a malha urbana com um único modelo de carroceria de excelente qualidade que oferece segurança e confôrto, os eléctricos ( bondes ) que permitem o acesso a pontos quase inacessíveis e de altíssimo interesse turístico, os elevadores e ascensores, todos funcionando em perfeita harmonia.

Os serviços de média e grande distância também tem uma estrutura excelente dos comboios ( trens ), dos autocarros ( ônibus )  e aviões cujas estações e aeroporto são  plenamente interligadas aos serviços urbanos.  O metro tanto chega na Estação Santa Apolonia, de trens de larga distância e internacionais como no Aeroporto Internacional.  É um verdadeiro exemplo de eficiência e utilidade.

Para se ter uma idéia, dentro do contexto do blog, que é informar o que fazer e como fazer da forma mais barata possivel, vou publicar algumas informações detalhadas de acôrdo com o tipo de transporte.

Nesta postagem vou dar dicas do custo em geral e nas  seguintes darei detalhes sobre cada tipo de transporte.

De acôrdo com o tempo de permanência na cidade o custo do transporte pode  baratear muito.  Se a permanência é de poucos dias, dá para se poupar um pouquinho mas se  você for ficar por 1 mês ou mais, aí já melhora muito.

O prêço da passagem para 1 viagem eventual no metro, carris ou autocarro é de 1,40 euros.

Já o bilhete diário, válido por 24 horas, independentemente do número de viagens nos 3 modais  é de 6 euros.

A terceira e melhor opção é  o passe mensal com diversas opções de acôrdo com os destinos  que abrangem sòmente a coroa central da área urbana ou que leva a  áreas mais distantes, inclusive do outro lado do  Rio  Tejo.  No meu caso eu uso o CARTÃO LISBOA VIVA.

Você tem que se cadastrar em determinados postos existentes em algumas estações do metro como a ALAMEDA e eles fornecem um cartão com a sua foto e um  chip.

À partir de 35 euros pode-se viajar durante 30 dias em todos os modais urbanos,  direto, sem limites de viagens, inclusive nos considerados de interesse turístico como os ascensores e elevador Santa Justa que para uma única viagem custa 3,80 euros.

O outro cartão é o  VIVA VIAGEM que serve também para viagens nos trens para Sintra e Cascais e pode-se carregar com valores específicos para estas viagens ou para valores múltilos de 5 euros.

Faça as contas e veja qual é o seu caso.  Se for igual ao meu, o custo díário sai por  1,20 euros, mais barato do que uma única viagem mas podendo viajar quantas vezes quiser, todos os dias durante um mês.

Em seguida irei falando sobre cada um dos modais, individualmente.

Abaixo modelo dos cartões citados:











Nenhum comentário:

Postar um comentário