Este blog tem por finalidade comprovar que atualmente é possivel nós Brasileiros viajarmos pela Europa, particularmente Portugal, com um orçamento que cabe no bolso de uma parte considerável da população que até alguns anos atrás não tinha condições de fazer turismo nem mesmo pelo Brasil. Se você entrar e "viajar" dia após dia pelo blog vai se surpreeender. Entre, leia, VIAJE...Pode entrar, a casa é sua.
terça-feira, 11 de agosto de 2015
COMO VIVER LEGAL EM PORTUGAL...APOSENTADO!
A minha última postagem foi para mostrar minha frustração com a impossibilidade de permanecer aqui na europa por mais de 90 dias a cada período de 180 dias.
Quem tem essa pretensão e ainda não leu, vai lá na outra postagem, lê rapidinho e depois retorna pra cá.
Não tem a frase que diz que depois da tempestade vem a bonança? pois é, logo depois da ducha de água fria na cabeça que levei ao me informar por intermédio do excelente blog 360MERIDIANOS que a cada período de 180 dias o turista pode permanecer, direto ou alternadamente, sòmente 90 dias, a Sylvinha, minha filha, me enviou um link do blog EURODICAS.COM.BR onde dão uma aula completa de como conseguir um visto de residente em Portugal na condição de aposentado.
O governo Português concluiu que é uma boa medida para o país incentivar a vinda de pessoas aposentadas para viverem aqui legalmente, sob determinadas condições. Isso, segundo eles, faz bem a economia e estimula o comércio. E até que as exigências não são instransponíveis para uma boa parte dos aposentados no mundo todo, incluindo o Brasil.
Bàsicamente o candidato ao visto de residente deve provar que não tem antecedentes criminais no país de origem, no caso de brasileiros, deve apresentar uma certidão de antecedentes criminais da policia civil do estado onde vive e da polícia federal e autorizar o governo português verificar a sua situação perante a justiça daqui.
A outra exigência importante é a comprovação do recebimento de aposentadoria superior a um salario mínimo daqui que atualmente é de 505 euros. A pessoa pode, também, comprovar rendimentos de aplicações financeiras, alugueis e afins.
O restante é sem grandes dificuldades, cumprimento de exigências de cunho administrativo, como preenchimento de formulários, comprovação de local para viver, passagem aérea, etc.
E depois do visto de permanência concedido tem duas condições a serem seguidas. A primeira, não pode trabalhar e a segunda e passar, no mínimo, seis meses por ano aqui em Portugal, fácil, né? pra quem está na minha condição, doido para ficar sempre um pouco mais na terrinha...
Bom, fiz apenas um resumo mas se você quer ter uma aula sobre o tema: VIVER LEGALMENTE EM PORTUGAL ( APOSENTADOS ) vá até o blog EURODICAS.COM.BR Lá você ficará sabendo de tudo.
Um abraço, divulgue para o seu pai, tio, avô, amigo, vizinho e demais pessoas aposentadas que estão pensando em dar um tempo fora do Brasil legalmente.
Até a próxima postagem.
Ugo Esteves
Assinar:
Postar comentários (Atom)
nao conheco ninguem por la mas gostaria de ir de vez
ResponderExcluirOla Isaías:
ResponderExcluirEntão aproveite as dicas, faça as contas e embarque nessa...
Ola Hugo tudo bem!? Muito boa essa dica! Eu sou carioca e vivo ao norte de Portugal há 15 anos. Sou casado e tenho 3 filhos . Minha que está no Rio quer vir morar conosco e como ela está aposentada vejo que será mais fácil conseguir o visto. Obrigado pela dica!
ResponderExcluirEsqueci de mencionar acima. A minha sogra Eliete é que quer vir morar aqui..
ResponderExcluirEssa foto minha fica no centro histórico de Guimarães, cidade onde nasceu Portugal . Fica ao lado da cidade que moro há 15 anos.
ResponderExcluirEssa foto minha fica no centro histórico de Guimarães, cidade onde nasceu Portugal . Fica ao lado da cidade que moro há 15 anos.
ResponderExcluirEsqueci de mencionar acima. A minha sogra Eliete é que quer vir morar aqui..
ResponderExcluirOla Hugo tudo bem!? Muito boa essa dica! Eu sou carioca e vivo ao norte de Portugal há 15 anos. Sou casado e tenho 3 filhos . Minha que está no Rio quer vir morar conosco e como ela está aposentada vejo que será mais fácil conseguir o visto. Obrigado pela dica!
ResponderExcluirQuem sabe o dia de amanhã? Estou para tirar minha cidadania portuguesa e as vezes penso em passar um tempo em Portugal.
ResponderExcluirOlá... Excelente essas dicas,estou pesquisando e muiiito afim d morar com a familia em Portugal. Sou militar da reserva e preencho as exigências, sou eu,a esposa e um filho,mas minha grande dúvida e preocupação e se posso levar meu filho maior d idade,pois o mesmo vive comigo e esta terminando a faculdade. Sem leva-lo não tem como eu e a esposa ir...
ResponderExcluirUgo, oi. Também sou aposentada e pretendo morar em Portugal... Queria saber se realmente fica retido no Brasil 25% de IR... além dos 27,5% que já deixamos direto da fonte. Tenho visto muito sobre esse absurdo o que dificulta esta mudança. Abs
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirExcelente postagem, o site https://moraremportugal.com também tem muitas dicas
ResponderExcluir