segunda-feira, 28 de abril de 2014

RELIGIOSIDADE EM PORTUGAL...DESDE SEMPRE!

A Igreja católica e o Estado Português vivem, desde sempre, unidos e aliados com períodos de rusgas e aproximações mas a religiosidade do povo é perene.

Por todo o país e, especialmente, por Lisboa a forte presença da igreja ajudou a preservar a história e a cultura através de suas inúmeras igrejas, conventos, mosteiros, museus e outros espaços que mantém viva a memória mais distante de quase um milênio de lutas, vitórias, derrotas, descobertas, mudanças que aconteceram ao longo do tempo.

Estou iniciando esta postagem com alguns exemplos da grandiosidade, riqueza, respeito e, principalmente, preservação.  Ontem visitamos duas das mais importantes igrejas de Lisboa, A dos MÁRTIRES, no Chiado e a de  SÃO ROQUE, no Largo Trindade Coelho, Chiado.

A primeira, uma das mais antigas e a segunda que pertence a Santa Casa de Misericórdia de Portugal, juntamente com o MUSEU DE SÃO ROQUE, no predio anexo,  se destaca pela sua grandeza e acêrvo inimaginável formado ao longo de 3 séculos através de doações, aquisições, incorporações e outras formas.

Dica importante:   Aos domingos das 10:00hs as 14hs   a entrada é gratuita para todos e nos demais dias também é franqueado para os idosos à partir de 65 anos.

Eis abaixo alguns belos exemplos das Igrejas e do Museu:






Estas são imagens da  IGREJA DOS MÁRTIRES, na Rua  Garret no  Chiado.

Destaque especial para o orgão monumental existente nesta  Igreja.  Na minha viagem de 2011 assisti um evento musical nesta igreja com a participação de um grande organista e pude apreciar a qualidade de som exuberante deste magnifico instrumento.








 Eliete na parte frontal do Museu.
 Ugo na Praça em frente ao Museu.















Estas são as fotos da IGREJA  e do MUSEUS DE SÃO ROQUE no Largo Trindade Coelho no Chiado.


Manterei esta postagem em aberto e sempre que tiver imagens de outras igrejas irei postar aqui  neste espaço.

Um grande abraço e até breve.


Ugo Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário