quarta-feira, 18 de maio de 2011

30º DIA EM PORTUGAL - BALANÇO FINAL

Olá pessoal:

                       No 30º dia em Portugal tive a satisfação de assistir ao filme  ÁGUA AOS ELEFANTES, uma  história comovente do amor de um homem e uma mulher pelos animais que se transformou em amor mútuo e enfrentou a fúria de um desequilibrado mas, lògicamente, vingou ao final.

                        O grupo UCI de cinemas tem 14 salas no EL CORTE INGLÉS e oferece uma promoção as 4ªa-feiras com preço fixo de 4,50 euros. Além desta promoção tem uma  outra da  qual eu usufrui hoje que oferece um cartão e  a pessoa que voltar dentro de 15 dias a assistir outro filme no UCI paga sòmente 3,90 assim como o seu acompanhante. É bom demais...

Vamos aos números, pela última vez:


TOTAL DE DESPESAS ATÉ ONTEM..................................................................           288,68

INGRESSO DE CINEMA UCI - 01 CAFÈZINHO...............................................               4,60



TOTAL GERAL DE DESPESAS EM 01 MÊS SEM MORADIA.........................            293,28

DESPESA DE HOSPEDAGEM POR UM MÊS...................................................            250,00

TOTAL DE TODAS AS DESPESAS DE UM MÊS:   543,28 EUROS

MÉDIA DIÁRIA INCLUINDO TODAS AS DESPESAS:   18,10

DEZOITO EUROS E DEZ CÊNTIMOS - MELHOR DO QUE PREVIA!!!!!!!!




Vamos analisar este desempenho detalhadamente.

Primeiro tem que ficar bem claro que este total de despesas inclui  hospedagem, alimentação, transporte urbano e diversão(futebol, tourada, cinema).

Quem acompanhou o desenvolvimento do blog desde o início deve lembrar das dicas que dei de moradia em relação a preços, localização e tipo de moradia, como, quarto, casa ou apartamento.

Sendo assim, para você calcular de forma mais exata quanto ficaria a despesa total vamos apresentar algumas situações diversas para que cada um possa se enquadrar em determinada situação.  Por exemplo:

Se a pessoa estiver, como eu, sòzinha, a despesa de moradia vai  ser maior proporcionalmente porque sòmente  uma pessoa vai pagar  esta despesa. 

No meu caso, esses primeiros 30  dias eu estou ocupando um quarto com banheiro exclusivo com uns 20m2, equipado com geladeira, TV, internet WIFI, CAMA DE CASAL, roupa de cama e ainda tenho acesso ao restante da casa, podendo usar a cozinha e a área de serviço com máquina de lavar roupa. A entrada do quarto é separada do restante do apartamento e o prêço que estou pagando é de 250 euros portanto, no meu caso, a despesa total de 01 mês foi de 293,28  mais 250,00 =   543,28 que dá a média diária de  18,00 EUROS.

Quando a minha esposa chegar nós passaremos para um pequeno apartamento, totalmente equipado, pelo prêço de 400 euros.  Apesar de sermos dois talvez a despesa de manutenção até diminua porque aí ela,  eventualmente,  vai preparar algumas refeições em casa o que diminui muito a despesa de alimentação.  Mas supondo que a despesa se mantenha como a deste mês o total vai atingir   693,10 euros com média diária de 23,10 euros, mas isso para 2  PESSOAS.

Então pessoal, quem estava em dúvida sobre a possibilidade de passar uma temporada aqui por Portugal espero ter ajudado a tirar as dúvidas, incentivo a que faça as contas direitinho de acôrdo com a situação financeira de cada um, faça as malas e embarque nessa.   Realmente aqui você terá condições de disfrutar coisas, lugares e situações maravilhosas sem pagar tanto assim.

A medida que for descobrindo dicas interessantes eu irei dando prosseguimento a este blog mas,  desde já,  fico satisfeito em ter concluido o trabalho que me dispus na esperança de ter ajudado muitas pessoas a descobrirem o  "VELHO MUNDO"...

Até a próxima

5 comentários:

  1. Olá!

    estou ansiosissíma para conhecer o Portugal com meu namorado em setembro. Vamos passar 28 dias viajando por lá. Tenho certeza que seus registros serão muito úteis, até pq tb não temos tanta grana....mas muita gana de viajar por lá.

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe:

    Eu é que agradeço a gentileza da sua visita. Na verdade isto se transforma numa verdadeira remuneração. Entre hoje e amanhã o blog completará DEZ MIL VISITAS, isso, pra mim, é uma verdadeira loucura.

    Meu horizonte era conseguir passar esse material para algumas pessoas, alguns amigos. Dez mil amigos é muito mais do que imaginei.

    Mais uma vez, muito obrigado pela visita, Felipe.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ugo, poderia dar mais detalhes sobre o que seria esse R$ 30 / dia?
    Por exemplo, poderia criar um post esclarecendo o que está incluso. Está incluindo a passagem aérea já diluída no valor? Vi que incluiu também a hospedagem para uma pessoa, certo?

    Qual a cotação do euro você utilizou?
    € 18,10 / dia é muito mais que R$ 30 / dia.

    E a parte da refeição? No dia 15º dia, por exemplo, você só comeu arroz e pão o dia inteiro?? No 8º dia você só comeu 2 croquetes e 3 pasteis? Por acaso sua hospedagem tava inclusa alguma refeição? E também não vi você gastar com jantar!!

    (No 8º dia aparece também a sua esposa, mas ela não chegou só depois?)

    Atenciosamente.
    Cman

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, muito obrigado pelo interesse.

    Os esclarecimentos devidos são os seguintes:

    O têrmo viveremportugalportrintareaisaodia é apenas o enderêço do blog, mas o título e o verdadeiro valor médio alcançado foi de 20 EUROS AO DIA, isso, EM MÉDIA.
    Então, confirmando o que eu comprovo no blog é que gastei, EM MÉDIA, 20 euros ao dia.

    Sobre o prêço da passagem em diversas postagens eu explico que não está incluida nesta média.
    A média de 20 euros ao dia refere-se EXCLUSIVAMENTE a despesas de: HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, TRANSPORTE URBANO e DIVERSÃO. Em diversas postagens eu também destaco que as despesas são referentes a estes itens.

    O euro na época estava em torno de R$ 2,10, mais ou menos, sendo assim a despesa média em reais naquela época ficou próximo de R$ 37,00, mais ou menos.
    Volto a dizer, o enderêço do blog não tem nada a ver com o conteúdo onde comprovo que a despesa média diária foi de 20 euros.
    Conforme pode-se verificar em diversas postagens, algumas vezes por semana eu fazia compras em supermercados e nestas compras sempre estavam incluidas aquelas embalagens de comida pre-cozida. Então, em postagem isolada pode aparecer apenas uma despesa com refeição mas, certamente, houve outra refeição em casa usando uma dessas embalagens de comida semi-pronta. Eu lembro que tem uma embalagem de macarronada de meio quilo, com molho de tomate, que é uma delíca e eu, sinceramente, não consigo consumir uma embalagem dessas inteira numa única refeição. Além disso sempre tinha estocado em casa, pães, biscoitos, queijos, refrigerantes, vinhos, frutas, cervejas, etc
    A Eliete, minha esposa, chegou sòmente no mês seguinte à minha chegada.
    A foto mostrada naquela postagem e diversas outras fotos não foram tiradas no mesmo dia da postagem.

    Fiquei muito feliz com o interesse demonstrado por você.
    Não sei qual procedimento você usou para ler o blog mas o ideal é que através do botão: ARQUIVO DO BLOG o leitor vá direto para a postagem mais antiga e depois, sucessivamente, vá lendo uma a uma, cada postagem.

    A primeira postagem tem o título: PREPARANDA A VIAGEM e foi feita em 18 de março de 2011. Nesta postagem eu falo sobre a pesquisa para compra da passagem aérea, preço, etc.

    A segunda postagem tem o título: INFORMAÇÕES SOBRE BUSCA DE PASSAGEM AÉREA também falo sobre esse assunto.

    A terceira postagem datada de 19 de março de 2011 tem o título de: VIVER EM PORTUGAL POR VINTE EUROS AO DIA: INFORMAÇOES SOBRE BUSCA DE MORADIA EM LISBOA. O texto é específico sobre esse assunto.
    A quarta postagem tem o título: DETALHES PITORESCONS DE LISBOA, onde apareço usando um mictório público próximo do Castelo de São Jorge. Esta foto é um exemplo das que postei fora da data que foi tirada.
    Quinta postagem: 26 de março de 2011. Título: ABRINDO A CAIXA PRETA DAS VIAGENS INTERNACIONAIS. É um preâmbulo do que vai acontecer...
    Sexta postagem: ESTÁ CHEGANDO A HORA...
    Sétima postagem: DESTINO LISBOA VIA MADRI. Falo sobre a viagem.

    Oitava postagem: PRIMEIRO PROBLEMA. Falo sobre o ocorrido
    Nona postagem: PRIMEIRO DIA, PRIMEIRAS DESPESAS. Finalmente começo a relatar minha estadia em Lisboa e apresento as primeiras despesas efetuadas exclusivamente neste dia.
    Décia postagem: SEGUNDO DIA EM LISBOA. Nesta postagem só aparecem despesas referentes a compra de uma refeição dom almôço e de um pastel de nata. Aí então, é que está a resposta sobre o que comi em determinados dias. Eu só gastei o valor do almôço nesse dia mas no dia anterior, conforme pode ser visto na postagem anterior eu fiz compras no supermercado com diversos produtos que ia consumindo dia a dia, como: Arroz com polvo, sopas, tiborna de bacalhau, banan, pão, etc..despesa do dia anterior mas consumo de diversos dias.
    E daí é só ir lendo as demais postagens até o trigésimo dia. Seguindo nesta ordem, acho que diversas dúvidas vão se esclarecer automáticamente.

    Um grande abraço e esteja à vontade para oque julgar necessário.

    Atenciosamente

    Ugo

    ResponderExcluir