quarta-feira, 26 de outubro de 2022

DUPLA NACIONALIDADE PARA NETOS DE PORTUGUÊS...CONTINUAÇÃO...



 Nas duas postagens anteriores falei sobre o início das pesquisas dos meus ancestrais através do FAMILY SEARCH, site espetacular que te conecta com todos teus ancestrais de forma muito simples e prática a partir de informações básicas sobre seus ascendentes próximos como pais, avós, bisavós,  o máximo que você conseguir informar.


Conforme narrei, depois de aderir ao site recebi um alerta do encontro de possíveis ancestrais da Eliete, minha esposa, e a partir dessa informação descobri a possibilidade de conseguir a naturalização da minha sogra,  D. Sylvia, na condição de neta de cidadão português e depois que atingir este objetivo proporcionar a condição da Eliete, aí ja na condição de filha e, em seguida,  da Sylvinha, minha filha, adquirir a cidadania direta na condição de filha, após a Eliete conseguir a dupla cidadania e, em seguida, a Sylvinha passar para a Mariana, filha dela e minha neta.


É um longo caminho, reconheço, mas ao longo da minha vida tenho destacado uma premissa que diz:

Para caminhar mil milhas, há que se dar o primeiro passo...


Os primeiros passos já foram dados.


Vamos lá!


Descobri por intermédio do FAMILY SEARCH que a D. SYLVIA, minha sogra que atualmente tem 96 anos, está lúcida,  aliás,  superlucida e saudável,  é  neta do ANTONIO PINTO DE SOUZA.


Fiquei sabendo através dessas pesquisas que o ANTONIO, nasceu em VISEU, distrito de LAMEGO, freguesia de ALMEIRIM, na localidade de Mosteiro de Santo Antonio.


Estas informações são fundamentais porque através delas pude ter acesso a CERTIDÃO DE BATISMO do Antonio que nasceu em 19 de fevereiro de 1883 e nesta época os registros de nascimentos em Portugal eram feitos, exclusivamente, pelas igrejas católicas no ato do batismo do recem-nascido. 

Mas a primeira informação obtida na página do FAMILY SEARCH foi na certidão de casamento do ANTONIO.


Na Certidão de casamento dele com a LEOPOLDINA DA ROCHA PINTO realizado em 1902, na Igreja Matriz da Gloria,  no Largo do Machado Rio de janeiro consta que ele nasceu em Lamego, Portugal em 1882. Com essas informações, a primeira incompleta e a segunda, incorreta,  eu não conseguiria prosseguir nas pesquisas mas descobri que o Antonio nasceu em 19 de fevereiro de 1883, na Freguesia de Almeirim, Lamego, Viseu, Portugal. Corrigidas as informações comecei a caminhada. 


Então,  ele nasceu em 1883 em Almerim, Lamego, Portugal e em 1902, conforme certidão de casamento a que tive acesso, ele casou com a D. LEOPOLDINA na Igreja Matriz de N S. DA GLORIA, no Largo do Machado, Rio de janeiro.


Em 1907 nasceu no Rio de janeiro D. LUCILIA PINTO DE SOUZA, filha do cidadão português  ANTONIO PINTO DE SOUZA e D. LEOPOLDINA,  brasileira.


Em 1924 a D. LUCILIA casou com o ANTONIO HENRIQUE VIDAL e passou a se chamar LUCILIA PINTO VIDAL.


Desse casamento em 1926 nasceu SYLVIA PINTO VIDAL, filha da D. LUCILIA, neta do português Antonio.


Em 1948 a D. SYLVIA  casou com o JACIR PEYROTON e passou a se chamar SYLVIA VIDAL PEYROTON e, em 1950 nasceu a ELIETE VIDAL PEYROTON, filha da D.Sylvia e minha esposa. 


Resumindo, a D.Sylvia, minha sogra,  é neta direta de Antonio Pinto de Souza, cidadão português e a ELIETE é   BISNETA do ANTONIO, cidadão  português. 


Mas a história não se encerra aqui, tem mais informações importantes sobre o PROCESSO DE NATURALIZAÇÃO de  netos e até bisnetos de portugueses nascidos no exterior como é o caso da Eliete. 


Não percam a próxima postagem, principalmente se você e filho, neto ou até bisneto de português...


Aguardem! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário