quinta-feira, 20 de outubro de 2022

FERREIRIM / LAMEGO / VISEU O COMEÇO DE TUDO!










 Continuando a narrativa sobre o processo de naturalização da família da Eliete, minha esposa, após ter registrado meus dados pessoais e de todos os parentes diretamente ligados a mim no site FAMILY SEARCH, recebi mensagem comunicando o encontro de prováveis ancestrais da família da Eliete.

O site tem diversas ferramentas de consulta e uma delas é através da árvore genealógica de cada pessoa.


Para facilitar a visualização e o acompanhamento das informações pessoais eles apresentam uma página com a pessoa que inicia a árvore e nesse caso fui eu. Nesta página dentro de um quadrado aparece meu nome e o da Eliete, minha esposa.


Meu nome do lado esquerdo, o dela à direita deste quadrado.


Do meu lado sai uma linha reta no sentido esquerdo que liga este quadro a um outro semelhante onde constam os nomes dos meus pais que foram informados por mim quando iniciei a árvore. 


Do lado direito do quadrado sai uma linha reta em direção à direita que liga este quadro a um outro semelhante onde constam os nomes de JACIR PEYROTON, em cima, e SYLVIA VIDAL PEYROTON, embaixo, pais da Eliete.


Deste quadrado saem duas linhas em direção à  direita, um na altura do nome do seu Jacir e outro, na altura do nome da D.Sylvia, ambas as linhas ligando este quadro a outros dois quadros. A linha de cima leva até os nomes dos pais do seu Jacir, na parte de cima de um novo quadro e na parte de baixo deste quadro aparece os nomes dos pais da D.Sylvia e essa linha que nos interessa seguir. São eles, HENRIQUE ANTONIO VIDAL E LUCILIA PINTO VIDAL, nome de solteira,  LUCILIA PINTO DE SOUZA.


Novamente estes dois quadros que se formaram e mostram os pais do seu Jacir na parte de cima e os pais da D.Sylvia, na parte de baixo, apresentam duas linhas seguindo para o lado direito ligando este quadro a outros dois. No de cima aparecem os pais do ANTONIO HENRIQUE e o de baixo contém os nomes dos pais da D.lucília,  avós maternos da Sylvia , minha sogra.

Na parte de cima do quadro tem o nome do ANTONIO PINTO DE SOUZA e na parte de baixo tem o nome da PHILOMENA DE JESUS. 

Neste ponto tem, então,  a grande revelação,  ao lado do nome do ANTONIO tem o brasão de Portugal, ele é CIDADÃO PORTUGUÊS,  o avô da D.SYLVIA, minha sogra, é  português. 

Novamente este quadro tem uma linha reta em direção à direita que liga a outros dois quadros onde o de cima mostra os nomes dos pais do ANTONIO,  FRANCISCO PINTO DE SOUZA e esposa e no quadro de baixo o nome dos pais do ANTONIO HENRIQUE.

Em 2020 Portugal aprovou modificações na legislação da concessão de naturalização. Até então a naturalização só era concedida para descendentes de PORTUGUESES que nascessem no exterior ,de uma geração para outra, ou seja, de pai ou mãe portugueses para filhos ou filhas, nascidos fora de Portugal e, a partir de 2020, foi concedido o direito de alcançar a cidadania até a segunda geração,  de avô ou avó para netos, diretamente, caso específico da D.Sylvia, neta do Antonio, cidadão português que veio para o Brasil ainda pequeno na companhia dos seus pais e à partir dessa constatação começou minha peregrinação para comprovar esta condição.


O primeiro passo é conseguir o registro de nascimento do cidadão português.  Como o ANTÓNIO nasceu antes de 1911 tive que pesquisar a sua certidão de batismo porque até esse ano o estado português não tinha um sistema de registro de nsscimentos e casamentos e quem cuidava disso eram as igrejas.


Para chegar nesta certidão de batismo é necessário descobrir a igreja onde foi feito o registro e para isso é necessário saber a cidade, o distrito e a freguesia, o que não é fácil de descobrir.


Depois de 2 semanas e muitas horas de pesquisa descobri que o ANTONIO PINTO DE SOUZA, nasceu em 1883 e não em 1882, conforme constava na informação inicial do FAMILY SEARCH,  em 19 de fevereiro na cidade de VISEU, distrito de LAMEGO,  freguesia de FERREIRIM, na Igreja de Santo Antonio.


Foi muito trabalho para chegar até essa informação. 


O passo seguinte foi descobrir a certidão de casamento do Antonio com  Leopoldina realizado em 1902 na Igreja matriz de N.S. da Gloria existente no Largo do Machado, bairro de Laranjeiras,  no Rio de janeiro mas já são  01:45 hs de 21 de outubro de 2022, estou com muito sono e prometo continuar esta saga na próxima postagem. 



Aguardem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário