Foi dada a partida!
Após árduo trabalho de pesquisas, consultas no meio da madrugada, idas a cartórios e secretarias de igrejas, mensagens trocadas com órgãos de controle de freguesias portuguesas, finalmente consegui reunir toda a documentação necessária para requerer a cidadania portuguesa da D. Sylvia, minha sogra, neta de português.
Em 2020 o governo português alterou as regras para a concessão da nacionalidade para descendentes de portugueses nascidos no estrangeiro que até então era permitida somente de uma geração para a seguinte, ou seja, de pais para filhos.
Com as alterações introduzidas agora o descendente até a segunda geração, ou seja, de avós para netos e netas, podem requerer a cidadania diretamente, sem necessidade de participação da primeira geração, o que possibilita a D.Sylvia na condição de neta de cidadão português solicitar a tão almejada qualificação de cidadã portuguesa.
Quando isso se concretizar a Eliete, minha esposa, bisneta do Antonio, cidadão português, passará a ser filha de cidadã portuguesa e também poderá alcançar esta almejada qualificação.
Estou postando o recibo de entrega da documentação da D. Sylvia a HDL e a previsão de chegada a CRC- Conservatória de Registos Centrais de Lisboa e para dia 25 de novembro de 2023.
Esta é a data base para a contagem regressiva, a partir daí começa a agonia diária do acompanhamento do andamento do processo, torcendo para que tudo esteja correto e que se alcance o objetivo no menor tempo possivel.
A previsão para esse tipo de processo está atualmente em 30 meses mas como a D.Sylvia tem 96 anos bem vividos existe a possibilidade de fazer jus a um tratamento prioritário e a espera pode diminuir para 1 ano a partir da chegada da documentação a Conservatória.
Vou acompanhar passo a passo o andar da carruagem e sempre que tiver novidades estarei aqui dividindo com vocês.
Grande abraço e vamos juntos nesta batalha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário