quarta-feira, 4 de maio de 2016

PONTO FINAL, CARTEIRA NA MÃO

Finalmente, depois de dedicar todos os meus esforços desde novembro de 2015,  recebi a tão desejada carteira de Residente Permanente de Portugal.

A carteira e provisória, tem validade de um ano a contar da data que dei entrada na solicitação já aqui em Portugal.

Em 19 de abril de 2017 tenho que solicitar a renovação da carteira, vejam bem, solicitar a renovação da carteira porque o visto já está concedido.

Serão três renovações  para que oServiço de Imigração Português possa verificar se a pessoa está atendendo algumas exigências necessárias a manutenção do visto como, por exemplo, a permanência em território português por, no mínimo, seis meses a cada período de um ano.

Mas falando ainda sobre a carteira. Terei que renova-la ao completar um ano da data de emissão e terá validade de dois anos. Ao final destes dois anos terei que fazer nova renovação por mais dois anos quando, então, poderei solicitar a minha cidadania portuguesa, se  assim o desejar.

Portanto, após cinco anos corridos com o Visto de Residente Permanente para Reformados válido, obtenho automaticamente o direito de solicitar a Cidadania.

Um detalhe importante que só fiquei sabendo ao receber a carteira. Eu tinha recebido a informação e passado para voces que está categoria de visto não permite trabalhar mas na própria carteira, no verso, vem a seguinte observação:

PERMITE O EXERCÍCIO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL.

Depois que me recuperar da emoção de ter alcançado o objetivo tao almejado vou preparar uma série de posts atualizando todas as informações sobre cada fase do processo, em detalhes, desde o primeiro momento até a conquista alcançada hoje.

Até a próxima postagem e um grande abraço.

Ugo Esteves


10 comentários:

  1. Parabéns pela sua conquista! Muito obrigada pelas suas informações pois estão sendo muito úteis. Irei me aposentar daqui a 3 meses e pretendo seguir esse mesmo caminho. Saúde e sucesso pra você e sua família! Abraço Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Simone, muito obrigado.

      Torço muito para que chegue logo a época de você poder realizar este sonho maravilhoso.

      Att

      Ugo

      Excluir
  2. Parabens Senhor Ugo e isso mesmo e voce ja pode viajar por todo espaco Shengen tambem como se voce saisse de Sao Paulo ao Rio de Janeiro. Dia 24 de junho estarei renovando a minha para dois anos
    Felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lia:

      Mais uma vez, muito obrigado.

      Um grande abraço.

      Att

      Ugo Esteves

      Excluir
  3. Parabens Senhor Ugo e isso mesmo e voce ja pode viajar por todo espaco Shengen tambem como se voce saisse de Sao Paulo ao Rio de Janeiro. Dia 24 de junho estarei renovando a minha para dois anos
    Felicidades.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por mais uma vitória. Pretendo realizar esse sonho em 2018 e acompanhar seu blog está ajudando bastante. Tenho uma dúvida: a permanência por no mínimo 6 meses por ano, deve ser 6 meses contínuos ou 6 meses intercalados ao longo de um período de 12 meses? Agradeço desde já sua atenção.

    ResponderExcluir
  5. Oi Aldenisa, boa noite!

    Já enviei resposta, via email, mas vou repetir aqui para que fique bem visível.

    A cada período de 12 meses, a partir da data de emissão do cartão TITULO DE RESIDENTE a pessoa pode ausentar-se de Portugal por seis meses ininterrupos ou por oito meses alternadamente.

    As viagens feitas dentro do espaço Schengen não são consideradas nesta contagem portanto, somente viagens para fora deste espaço e que contam tempo.

    Mais uma vez, muito obrigado pelo interesse e atenção.

    Att

    Ugo Esteves

    ResponderExcluir
  6. Ugo eu que agradeço sua atenção. Sucesso para vc e sua família.

    ResponderExcluir
  7. Olá Ugo. Está sendo fácil viver reformado em Portugal? Pretendo ir definitivamente, também reformada, em 2019. Sou funcionária
    Pública e minha aposentadoria não será ruim. Vou com uma filha que fará mestrado. Qual valor mínimo acha necessário para viver em duas? A princípio não comprarei imóvel, só depois de um
    ano de residência. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou vendendo, um imóvel em, São Martinho do Porto.
      €80.000,00+- RS 240.000,00. Troco o móvel 15-998198500 De US os abençoe Regina

      Excluir