domingo, 22 de março de 2015

TREM EUROSTAR PARIS X LONDRES

Conforme relatei na postagem anterior vou aproveitar mais esta estadia em terras lusitanas para curtir ao máximo Portugal que tanto amo mas, também, para usar como uma espécie de trampolim para algumas andanças pelo restante da europa.

Em 1988 eu e a  Eliete fizemos uma viagem fantástica passando por Madri,  Barcelona, Roma, Paris, Londres, Bruxelas, Paris, Barcelona e novamente Madri.

Naquela época era bem mais complicado,  não se tinha muita noção de tempo e espaço.  As fontes de informação turística eram mínimas e, na maioria das vezes, em inglês.  Assim, fizemos um vôo no escuro mas,  no final, salvaram-se todos.

Levamos uns vinte dias viajando.  Entre  Madri e Barcelona viajamos de trem e, chegando lá, descobri que existia um passe de ônibus que permitia viajar entre as cidades citadas , desde que num mesmo sentido e num período máximo de dois meses, ou seja, à partir da data da primeira viagem nós teríamos que fazer o percurso Barcelona X Roma,  Roma X Paris,  Paris X Londres,  Londres X Bruxelas, Bruxelas X Paris e Paris X Barcelona.  Mas não podia marcar as datas de todas as viagens entre os diversos trechos, podíamos permanecer quantos dias quiséssemos em cada cidade e a marcação do próximo trecho  tinha que ser feita depois que se chegava a cada destino.

Sendo assim, fizemos o primeiro trecho entre Barcelona e Roma, sem problemas mas quando chegamos lá não conseguimos datas próximas para viajar de Roma para Paris, então tivemos que abandonar este trecho e fazê-lo de trem o que acarretou um razoável prejuízo pois acabamos pagando duas vezes para percorrer o mesmo trecho. Pagamos o  ônibus que acabamos não usando e pagamos o trem.  Os demais trechos foram cumpridos com relativa facilidade.

Mas estou relembrando toda esta história porque, na época, o trecho entre  Paris e Londres e de Londres a Bruxelas  tiveram que ser realizados  parcialmente de navio. Nós seguimos de Paris até  Calais,  litoral da França de ônibus que entrou diretamente no navio,  junto com diversos outros ônibus, caminhões e carros de passeio.  Descemos do ônibus diretamente para o interior do navio e seguimos embarcados  até Dover,  na Inglaterra, atravessando o Canal da Mancha. De lá embarcamos novamente no ônibus, ainda dentro do navio e seguimos até Londres. Naquela época, só se chegava pelo mar ou pelo ar a Inglaterra e, da mesma forma,  do litoral inglês até a costa da Bélgica, na cidade de Ostande, onde desembarcamos já dentro do ônibus e seguimos com destino a Bruxelas.  Ainda não existia o EUROTUNEL.

E desta vez resolvi incluir no nosso roteiro esta experiência fantástica de viajar novamente de Paris a Londres só que  pelo  EUROSTAR, trem que pode atingir até 300 kms e leva em tôrno de 2:15 hs entre as duas cidades.

A RAIL-EUROPE que  opera esta linha,  disponibiliza as vendas de passagens de trem através do seu site: http://www.raileurope.com.br/        Os bilhetes para o  EUROSTAR neste trecho  começam a ser vendidos  sòmente com 180 dias de antecedência e no dia 12 de março de 2015 consegui  efetuar a compra dos nossos bilhetes nos trechos Paris X Londres X Paris pela bagatela de 41 euros, o trecho em vagão de 2ª classe, prêço de senior. A data da viagem é 12 de setembro de 2015 e a  operação de compra foi fácil e rápida através do site em português e quanto antes se fizer a compra mais chance de se conseguir bons preços. A medida que a data da viagem se aproxima os preços sobem bastante, independentemente da classe que será usada.

Destaque para o detalhe, é 2ª classe sim mas no EUROSTAR de Paris a Londres...

Viagem de 2 horas e quinze com diversos horários e ida e volta.

Portanto, mais um  troféu para a minha coleção "fazendo mais por muito menos".   De Paris a Londres, ida e volta por 82 euros.  É do jeitinho que eu gosto, bom e barato!

Tá bom, é de 2ª classe,  Concordo, comprei logo no primeiro minuto do primeiro dia de vendas para a data que queria mas, tá ótimo, vou realizar mais um sonho, viajar no trem rápido mais desejado do mundo.

Prometo postar algumas fotos diretamente do  EUROSTAR  para o meu blog durante a viagem.

Um abraço e até a próxima postagem...


Ugo Esteves




Nenhum comentário:

Postar um comentário